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Padrinho – Assim é chamado, pelo Candidato, o Maçom que o apresenta a uma Loja, para ser Iniciado, ou Maçom responsável por um Lowton.
Painel – Quadro onde estão gravadas figuras alegóricas, que servem de instrução a cada Grau.
Palavras – São vocábulos que caracterizam Graus ou Funções em todos os Ritos como: “Palavra de Passe, Palavra Semestral, Palavra Sagrada, Palavra de
Reconhecimento” e muitas outras.
Palavra de Ordem – É aquela que é dada periodicamente em Altos Graus.
Palavra Misteriosa – Palavra para identificação em alguns Altos Graus.
Palavra Semestral – Palavra concedida pelo Grão-Mestre às Lojas, cada seis meses, que é passada de modo especial a todos os membros da mesma, para poder provar sua freqüência. (Ver Cadeia de União).
Pão - É o alimento do corpo, aparece em alguns Graus Filosóficos do R\E\A\A\.
Paramento – Nas Lojas são: “o Livro da Lei, o Compasso e o Esquadro”. Para o Maçom são as suas alfaias.Passagem – (Ver Interstícios).
Passos – Cada Grau tem seus “passos misteriosos”: sinais, toques e palavras para identificação.
Past-Master – Ex-Venerável de uma Loja. È o nome dado ao primeiro Grau do Rito de York, depois do Grau de Mestre.
Patente – Diploma que se concede aos Irmãos, que chegam aos Graus “30, 31, 32 e 33”.
Pátria - A Maçonaria respeita a nacionalidade de cada um dos seus membros, embora seja internacional.
Patrono – A Ordem respeita a antiga prática de adoção de um Santo Patrono, para cada corporação assim como, São João é o Patrono da Maçonaria, como ainda é admitida hoje.
Pavão - Vaidade.
Pavimento de Mosaico – É formado de ladrilhos quadrados, brancos e pretos, e simboliza a estreita união que deve existir entre todos os Maçons, apesar da diferença de nacionalidade, credo e opiniões.
Paz – Doutrina Maçônica que contraria toda e qualquer espécie de violência.
Peça de Arquitetura – Discurso, relato, ou trabalho escrito, lido dentro de um Templo.
Pedra Angular – É o começo das construções, princípio sobre o qual descansa a Ordem.
Pedra Bruta – Imperfeição, pedra na qual se exercitam os AApr\.
Pedra Chata – Moeda de ouro, prata, cobre, níquel ou papel.
Pedra Cúbica – Pedra sobre a qual se exercitam os Companheiros.
Pedra Filosofal – Foi e será sempre o ideal de todos, para que se viva bem com saúde e completa felicidade.
Pedra Polida – Ata dos trabalhos de uma Loja, pedra trabalhada pelos Mestres.
Pedra Angular - Amor fraternal. Pedra fundamental de um Templo.
Pelicano - É o principal símbolo do Grau “18” , como representação do sacrifício por ter sido considerado como a ave, que alimentava seus filhotes com a carne de seu próprio peito, caridade.
Pena de Morte – No passado à pena de morte existia, para todos os traidores em geral, hoje a Ordem Maçônica não possui em sua legislação a tal penalidade.
Pentáculo – Estrela de cinco pontas, formando no centro um pentágono. (Ver Estrela de Cinco Pontas).
Pentágono - Figura geométrica de cinco lados iguais, usada na jóia do Grau “32” do R\E\A\A\.(Ver Estrela Flamejante ou Resplandecente).
Pentalfa - Paz, amizade fraternal. (Ver Estrela de cinco pontas).
Perfeição – É o Grau de Excelência a que pode chegar uma coisa.
Perfume – Data da mais remota antiguidade o uso do perfume. Os egípcios foram os primeiros a usarem os aromas, para os ofícios aos deuses.
Perpendicular - simbolicamente representa a Igualdade e a retidão.
Perpétuas - Probidade.
Peristilo – Frente ou entrada de um Templo.
Personalidades – O homem tem três personalidades: a divina, a racional e a irracional.
Phoenix - (Ver Fênix).
Pilares – No sentido figurado são cincos em uma Loja: o Ven\, os Vigilantes, o Orador e o Secretário.
Pinças – Espivitador (peça de apagar velas).
Pincel – A pena de escrever para os Maçons.
Pirâmide – Monumento de pedra, que tem a forma triangular, mas pode haver mais de três faces.
Placet - É o documento dado por uma Loja, através do qual, declara que um Ir\ se desligou do seu Quadro.
Plenitude dos Direitos Maçônicos – Diz-se do Maçom que é Exaltado ao Grau “3” de qualquer Rito conhecido.
Polir – Escrever, redigir. (Ver Buril).
Pontos Cardeais – Assim são chamados os quatros lados de um Templo Maçônico.
Pontos Geométricos - Perfeição, regularidade.
Pomba - Símbolo da paz. Foi a ave que “Noé” soltou após o dilúvio e, que voltou com um “ramo de oliveira”, anunciando que as águas haviam desaparecido da superfície da terra.
Pórtico – Duas ou mais “Colunas” encimadas por um delta, ou trave que se põe na entrada de um Templo.
Pórtico do Templo – Sala que precede à “Sala dos Passos Perdidos”.
Potência – Maçonicamente é o Órgão Soberano, que governa um conjunto indeterminado de Lojas Simbólicas, ou de Corpos Filosóficos.
Prancha – Carta, ofício, ou qualquer comunicado escrito Maçônico.
Prancha a Traçar – Papel de carta em branco.
Profano – Todo e qualquer indivíduo não Maçom.
Prova da Água – Uma das “provas” a que se submetem os Iniciados, para poderem receber as Instruções Maçônicas.
Prova da Terra – É a primeira “prova” por que passa o Candidato, para lembrar-lhe entre outras coisas, que somos mortais, e os compromissos que vai assumir para com a Ordem.
Prova de Fogo – “Prova” por que passaram os Iniciados, para se tornarem aptos a ingressar na Maçonaria, uma das formas de purificação simbólica.
Prova do Ar – È a que é submetido o Iniciado, na primeira das três viagens que faz durante a Iniciação.
Punhal – Em Maçonaria lembra ao Candidato que, deve se enfrentar, de todas as maneiras, as dificuldades da vida. Lembra ainda a vingança.
Purificação - Em Maçonaria lembra que o Maçom deve tirar de si todo o sentimento do mal.
Purificar – Fazer passar pelas “provas” da Iniciação: terra, ar, água e fogo.
Púrpura - Dignidade de mando e jurisdição.
Preto - Tristeza, morte, circunspeção.
Prova do Ar – Prova com ruídos e sons de fenômenos da natureza, que modernamente nos chama a atenção para as dificuldades que o homem tem de enfrentar.
Prumo – (Ver Perpendicular).
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Quadrilongo – Assim é chamado o retângulo, que forma o contorno de um Templo. (Ver Pontos Cardeais).
Quadro da Loja – Número de Irmãos que compõem uma Loja.
Quatro – Número importante para os Maçons, principalmente pelo tetragrama “IEVE”, cuja inicial é “IOD”, lembra ao Aprendiz as quatro “provas” por que passou.
Questões – Perguntas que se fazem ao Neófito, durante a Iniciação.
Querubins – São citados em vários Rituais, destacando-se o quarto Grau do R\E\A\A\, quando descreve a ARCA DA ALIANÇA, “Debaixo das Asas dos
Querubins”.
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Raposa - Astúcia.
Real Arco – É um Corpo Filosófico, que governa o Rito de York, e é o quarto Grau desse Rito.
Receber a Luz – É o ato de se Iniciar na Maçonaria; simbolicamente retirar do Iniciado a venda do obscurantismo.
Recepção – Ato de Iniciar um Candidato.
Recipiendário – O Candidato que vai passar pelas “provas da Iniciação”.
Reconhecimento – É um documento, através do qual, duas ou mais corporações, reconhecem as suas legalidades de funcionamento.
Recreação – Suspensão dos trabalhos de uma Sessão de Loja Simbólica, por alguns minutos.
Régua – Símbolo da Perfeição, a de “24 polegadas”, lembra que devemos dividir e aproveitar o tempo: “8 horas” para o trabalho, “8 horas” para descansar e “8 horas” para instruir-se.
Regulamentos – Leis particulares de uma Loja, ou Corpo Maçônico.
Regularização – Ato pelo qual, um Maçom adormecido volta a atividade, também, quando são Instaladas as Lojas recém fundadas.
Reinstaladores – Irmãos, devidamente nomeados que Instalam de novo uma Loja Adormecida.
Rito – É o desenvolvimento de fórmulas usadas em cerimônias, costumes, ordens ou práticas de qualquer religião ou sociedade iniciáticas. 2. Termo latino “ritu” , mesmo radical que dá origem à palavra “rota”, ou seja: CAMINHO.
Rito Escocês Antigo e Aceito – Este Rito se compõe dos 33 graus descritos abaixo que, em suas diversas séries, desenvolvem sucessivamente as doutrinas e a filosofia da Maçonaria constituindo-se, assim, em uma escola de ética, cujo programa é:
- Cultuar a Deus e cultivar a espiritualidade;
- Investigar a verdade;
- Defender a liberdade sob todos os aspectos;
- Amar o Próximo;
- Manter entre si a Fraternidade;
- Obedecer as Leis do país;
- Praticar a Justiça;
- Combater a ignorância em todas as suas formas;
- Trabalhar incessantemente pela felicidade da humanidade e por sua emancipação progressista e pacífica.
E compreende 33 Graus, da seguinte forma:
Graus Simbólicos ou Oficinas Simbólicas ou Lojas Azuis – 1º a 3º
1-Aprendiz*
2-Companheiro*
3-Mestre*
Graus Inefáveis ou Oficinas de Perfeição – 4º ao 14º
4 - Mestre Secreto*
5 - Mestre Perfeito
6 - Secretário Intimo
7 - Preboste e Juiz
8 - Intendente dos Edifícios
9 - Mestre Eleito dos Nove*
10 - Mestre Eleito dos Quinze
11 - Cavaleiro Eleito dos Doze
12 - Grão-Mestre Arquiteto
13 - Real Arco
14 - Perfeito e Sublime Maçom*
.Graus Capitulares ou Oficinas Vermelhas - 15° ao 18°
15 - Cavaleiro do Oriente ou da Espada*
16 - Príncipe de Jerusalém
17 - Cavaleiro do Oriente e do Ocidente ou do Apocalípse ____ * Transmitidos
18 - Cavaleiro Rosa-Cruz* ______________________________ por Iniciação
Graus Filosóficos ou Oficina de Kadosch – 19º ao 30º _______ ou Instalação
19 - Grande Pontífice ou Sublime Escocês*
20 - Soberano Príncipe da Maçonaria ou Mestre Ad-Vitam
21 - Noaquita ou Cavaleiro Prussiano
22 - Cavaleiro do Real Machado*
23 - Chefe do Tabernáculo
24 - Príncipe do Tabernáculo
25 - Cavaleiro da Serpente de Bronze
26 - Príncipe da Mercê ou Escocês Trinitário
27 - Grande Comendador do Templo
28 - Cavaleiro do Sol*
29 - Grande Cavaleiro de Santo André
30 - Cavaleiro Kadosch*
Graus Administrativos ou Consistórios – 31º e 32º
Grau 31 Grande Juiz Comendador*
Grau 32 — Sublime Cavaleiro do Real Segredo*
Supremo Conselho – 33º
Grau 33 — Soberano Grande Inspetor Geral da Ordem *
Ritual – 1. Conjunto de práticas escritas consagradas pelo uso e/ou por normas, e que se deve observar de forma invariável em ocasiões determinadas; 2. Sessões ou cerimonial; 3. Literatura onde se descreve a forma de procedimento de cada Rito;
Romã - A família Maçônica.
Rosa - Segredo, discrição.
Rosa-Cruz – Antiga associação, pseudo “Cavalaria Templária”. (Ver Cavaleiro Rosa Cruz).
Roxo - Afeição, caridade.
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